fone, telefone, contato, endereço, paragominas, construtora, incorporadora, pará(91) 3729-2345 | 98025-0330 | 98033-1818
Notícias construção civil em Paragominas PA

NOTIÍCIAS

Norma sobre qualificação profissional para controle tecnológico do concreto

No dia 13 de abril, entra em vigor a nova Norma Brasileira para a Qualificação de Pessoal de Controle Tecnológico do Concreto (ABNT NBR 15.146-1). O texto foi publicado no dia 13 de janeiro, após revisão pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


De acordo com Inês Battagin, superintendente do CB-18, o principal motivo para a revisão da norma foi a adequação dos procedimentos de ensaios para controle tecnológico do concreto com suas respectivas atualizações nas normas técnicas específicas. "Existiam muitas normas citadas pela NBR 15.146 que já haviam sido atualizadas. E como a norma estabelece os ensaios que precisam ser desenvolvidos, houve necessidade de atualização do documento", disse Inês.

Além disso, o novo texto da norma procura especificar melhor as atividades e requisitos das categorias profissionais responsáveis pelo controle tecnológico do concreto. "Esclarecemos, por exemplo, as atividades de um laboratorista de campo e de um laboratorista que fica realmente no laboratório, que estavam confusas", declarou Inês.

Neste primeiro momento, foi aprovado o projeto relativo aos requisitos gerais para o controle tecnológico do concreto, chamado de "parte 1". Mas, segundo Inês, a Comissão de Estudos trabalhará para elaborar outras partes da norma para tratar da qualificação de pessoas para o controle tecnológico de outros tipos de concreto, e não só o utilizado em edifícios. "A parte 2 da norma vai tratar especificamente da qualificação de pessoas para o controle tecnológico de pavimentos de concreto. Depois, deverá ser criada uma parte específica para o concreto pré-fabricado, e assim por diante", disse Inês.

As reuniões da Comissão de Estudo do CB-18 contaram com a participação de representantes de toda cadeia produtiva do concreto, como a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o Núcleo de Qualificação e Certificação de Pessoal (NQCP) e o Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).

A coordenação dos trabalhos coube ao professor da Universidade Mackenzie Simão Priszkulnik, a relatoria, ao engenheiro da Petrobras Bruno Alves de Carvalho, e a secretaria, à engenheira da Odebrecht Roseni Cezimbra.


01/08/2014

Endereços
Mapa do Site
A Vitrine
  • (91) 3729-2345 | (91) 98033-1818 | (91) 98025-0330
  • contatos@vitrineconstrutora.com.br
  • Av. das Palmeiras, N 13 - Bairro Flamboyant - Paragominas - PA - Caixa Postal 342

A Vitrine Construtora desde sua criação vem solidificando sua posição como uma das maiores construtuoras e incorporadoras de imóveis do norte do país. Nesses anos de muito trabalho, especializamo-nos em atender nossos clientes com profissionalismo e qualidade total em tudo o que produzimos.

Vitrine - Construtora e Incorporadora - 2018